Bem Vindos ao Calioásis

Por Que Existimos

Cancro em Pediatria

A incidência estimada do cancro em idade pediátrica varia de acordo com a idade, com o tipo de tumor, sexo e raça ou região do mundo, de entre outros fatores. Na Europa, cerca de 15.000 crianças até aos 14 anos de idade e 20.000 adolescentes e jovens adultos dos 15 aos 24, são diagnosticados com cancro todos os anos. Em Portugal, estima-se que surjam anualmente cerca de 400 novos casos entre os 0 e os 18 anos.

A qualidade de vida relacionada com a saúde tem melhorado gradualmente ao longo das últimas décadas, resultado de uma melhoria significativa dos cuidados prestados, tanto a nível da prevenção e do diagnóstico precoce, como também através de modalidades terapêuticas mais eficientes e dirigidas às necessidades individuais de cada doente. Esta optimização dos cuidados de saúde prestados possibilitou um aumento considerável da sobrevida destes doentes. Por outro lado, fruto deste aumento na taxa de sobrevida global, constatou-se igualmente um aumento das sequelas decorrentes da própria doença neoplásica e da toxicidade terapêutica a que estas crianças e adolescentes são sujeitos.

Deparamo-nos, por isso, cada vez mais com a existência de problemas e necessidades que vão muito para além do que é a componente física: perturbações neuropsicológicas, cognitivas, alterações de imagem corporal, baixa auto-estima, depressão, ansiedade, dificuldade de integração social, diminuição do desempenho escolar e profissional, entre outras. Para além disso, também as suas famílias se sentem muitas vezes impotentes para satisfazer todas as necessidades destas crianças ou jovens afectados pelo cancro. Logo desde o diagnóstico de uma doença oncológica, estas famílias são sujeitas a uma alteração marcada da sua dinâmica familiar e de todas as suas rotinas diárias, com um inevitável e intenso desgaste psicológico, emocional e também económico. É imperioso que todas estas falhas repentinas possam ser minimizadas para que estes doentes e suas famílias possam percorrer o seu caminho de uma forma menos penosa, mais digna e com a maior qualidade de vida possível. O conceito de qualidade de vida é muito abrangente e está diretamente ligado à auto-estima e ao bem-estar pessoal. Para além do estado de saúde, engloba várias vertentes que se complementam: autonomia, estado emocional, atividade intelectual, autocuidado, suporte familiar, interação social, integração e desempenho escolar, estabilidade financeira, valores culturais e religiosos, estilo de vida, satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e ambiente envolvente. A abordagem destes jovens e suas famílias deve, pois, ser multidimensional e holística, realçando-se aqui o papel importante da promoção da saúde com vista ao bem-estar físico, mental e social destes doentes e seu agregado familiar.

Abrangência

Destina-se a todas as crianças e adolescentes afectadas pelo cancro e suas familias, que se encontrem em tratamento ou já fora dele.

Diferenciação no alojamento

  • A Caliosásis pretende constituir um lugar de acolhimento distinto de outro tipo de alojamento de férias, com modo de funcionamento contínuo e com condições de desinfeção e esterilização específicas, bem como condições apropriadas para crianças que apresentem limitações na sua autonomia (sequelas neurológicas, motoras, visuais, entre outras). Pretende assegurar que estes jovens (e famílias) que se encontram em tratamento, bem como todos os sobreviventes que foram afectados pelos cancro, possam usufruir de uma estadia neste espaço ou de disfrutar apenas de um dia diferente, interactivo, de partilha e de lazer ou de aprendizagem, através de participação nas diferentes actividades que a Calioásis proporciona.
  • O fortalecimento anímico de doentes e ex-doentes com sequelas a nível físico e/ou psicológico, com propensão ao isolamento em suas casas, designadamente através de uma interação de qualidade com membros da comunidade Caliosásis, potenciadora de sentimentos de autoconfiança e esperança no horizonte.

Constrangimentos Financeiros

O diagnóstico de cancro implica uma mudança radical na dinâmica diária do doente e sua família. Estas alterações repercutem-se também na capacidade de rendimentos e num aumento de despesas inerentes a esta realidade, por parte das famílias dos jovens afectados pelo cancro. Este centro pretende oferecer, de forma gratuita ou tendencialmente gratuita, possibilidade de dias de férias e/ou momentos de lazer e de cultura para estas pessoas.

Apoio Psicológico - Sofrimento Intenso e Prolongado

A vida normal é radicalmente cortada e substituída, de forma abrupta, por intenso sofrimento físico, psicológico, emocional, quer a nível individual quer a nível familiar.
A promoção do seu bem-estar mental passa também existência de momentos de felicidade, de partilha e de integração social. Este centro pretende proporcionar momentos de lazer, de interação, de partilha de atividades e de realidades, aliviando o sofrimento destes doentes e famílias e contribuindo para a melhoria da sua auto-estima. Futuramente pretende-se também proporcionar apoio psicológico profissional para possibilitar uma resposta mais individualizada a situações com necessidades particulares.

Apoio Educativo – In(Formação) e Re(Integração)

O centro pretende oferecer diversas actividades de carácter formativo e informativo, com vista a um aumento do conhecimento e cultura geral destes doentes e suas famílias, através de workshops, palestras, exposições e outras demais actividades, com abordagem regular de num vasto leque de temas teórico-práticos.
O centro terá ainda uma biblioteca ampla, onde constarão livros com temas diversos e adequados a diferentes faixas etárias.

Estatuto do Cuidador Informal

Este centro pretende proporcionar descanso e lazer ao(s) cuidador(es) e à pessoa cuidada. Desta forma, o Centro visa criar uma oportunidade do(s) cuidador(es) poder descansar e ultrapassar esta fase difícil com maior tranquilidade mas, simultaneamente, de poder partilhar momentos de lazer com a pessoa cuidada e com outras pessoas em circunstâncias semelhantes.

Ambições Futuras

• Proporcionar apoio especializado social, emocional, financeiro, jurídico, pedido de segundas opiniões em Portugal e no estrangeiro, acompanhamento ao hospital, visitas ao domicílio.
• Estabelecer parcerias com centros de apoio internacionais.
• Criar rede de alojamento gratuito nacional e internacional para pessoas afetadas pelo cancro, com prioridade para as crianças.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em Assembleia Geral de 2015, 17 objetivos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável à escala mundial.

O nosso projeto encontra-se alinhado, em especial, com o ODS 3 respeitante à ”SAÚDE E BEM-ESTAR” que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Vamos dar o nosso contributo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das nossas crianças, jovens e suas famílias!